30/10/2012

Coral Solidariedade lança CD com músicas que misturam do erudito ao popular



by Comunicação Corporativa

O Coral Solidariedade, formado por crianças e adolescentes acolhidos pela Fundação Solidariedade e outras que moram próximas à instituição, lança um CD de músicas eruditas popular nesta quarta-feira, 31. O lançamento será na Capela Santa Maria, às 20 horas, com entrada gratuita.

O repertório é eclético e vai desde músicas clássicas, de Heitor Villa-Lobos, até outras que fazem parte do folclore brasileiro. “Escolhemos músicas com ritmos e estilos representativos da cultura brasileira, do Paraná e da América Latina”, explica Andrea Carina Mengarda, coordenadora do Coral Solidariedade.

 

Os arranjos instrumentais das canções são exclusivos e foram compostos pelo músico Marco Aurélio Koentopp. Os músicos profissionais que gravaram o instrumental do CD foram escolhidos por sua representatividade no cenário musical do Paraná e do Brasil, como Jorge Scheffer, Rodrigo Capistrano e Juarez Bergmann Filho entre outros.

 

“Acompanhados por este time de excelentes músicos, o Coral Solidariedade emprestou suas  vozes  e o resultado foi este segundo CD. Onde, apesar das dificuldades técnicas vocais o grupo embeleza as canções com suas próprias vozes. Não houve nenhum profissional do canto que incorporouu o trabalho vocal do grupo no CD”, destaca Andrea.

 

O repertório do CD é composto pelas músicas Olha pro Céu, de Luiz Gonzaga; Canta Brasil, de Alcyr Pires e David Nasser; Peixinho do Mar/Boi da Cara Preta; Rosa Amarela, de Heitor Villa-Lobos; Se todos fossem iguais a você, de Tom Jobim e Vinícus de Moraes; País Tropical, de Jorge Ben Jor; Arroz com Leche, do folclore argentino; Ainda bem que do meu lado tem você, de Yasmin Gontijo; Soy Loco por ti América, de Gilberto Gil e Capinan; Meu Paraná, de Lapis; e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. 

 

O lançamento do CD é resultado do trabalho de resgate da autoestima e de inserção social desenvolvido pela Fundação Solidariedade com crianças e adolescentes acolhidas pela instituição e outras da comunidade próxima. “A música tem uma função terapêutica e inclusiva. É um dos recursos que contribuem para o desenvolvimento da capacidade de superação, do sentimento de pertencimento das crianças e adolescentes vítimas de violência e risco social”, afirma Marilene Kulcheski, gestora da Fundação Solidaridade.

 

Este á o segundo CD do Coral Solidariedade. O primeiro, lançado em 2003, tinha no repertório músicas folclóricas e natalinas.  A gravação do CD foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Volvo do Brasil.

 

“As apresentações do coral e o lançamento do CD são uma importante contribuição para o desenvolvimento pessoal e inserção social dessas crianças e adolescentes, pois sentem-se reconhecidos e valorizados”, afirma Solange Fusco, gerente de Comunicação Corporativa da Volvo.

 

O Coral da Solidariedade foi criado em 2000 e é formado por crianças e adolescentes em situação de risco acolhidos pela Fundação Solidariedade e outras moram na comunidade próxima à instituição, em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba. Atualmente, 32 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos participam do coral.

 

Criada em 1989, a Fundação Solidariedade é mantida por meio de doações voluntárias de funcionários da Volvo do Brasil e da Suécia, de contribuições da própria Volvo do Brasil e de recursos do Fundo da Infância e da Adolescência – FIA.  

 

A instituição conta com educadores sociais auxiliados por pedagogas, assistentes sociais e psicólogos que promovem a reintegração dos jovens no convívio social. As crianças e adolescentes acolhidos que vivem na instituição participam de uma série de atividades culturais e esportivas, como o Coral e a Orquestra Solidariedade, e o futebol solidário.

 

Serviço: Os CDs podem ser adquiridos pelo telefone 3677-1187

 

Flickr da Volvo do BrasilAcesse o álbum de imagens deste release no Flickr
 

Mais informações,

 

Milena Miziara - Volvo do Brasil

Assessoria de Imprensa – Comunicação Corporativa

Tel.: +55 41 3317- 4255 - E-mail: milena.miziara@volvo.com

versão para impressão