21/11/2012

Volvo Construction Equipment recebe o prêmio Quality Innovation of the Year



by Comunicação Corporativa

A Volvo Construction Equipment está comemorando o recebimento do prêmio Quality Innovation of the Year, concedido para seu modelo de negócios que permite que a tecnologia pioneira da empresa seja transferida para produtos de terceiros.

O modelo da Volvo CE concebido para permitir que outros fabricantes usem tecnologia de ponta foi avaliado e premiado pelos juízes do SIQ (Swedish Institute for Quality). A premiação busca reconhecer as organizações mais inovadoras por seus trabalhos de alta qualidade.

 

Através do modelo de negócios OEM (Original Equipment Manufacturer), a Volvo CE oferece soluções pensadas para clientes e implementadores que desejam máquinas para integrá-las aos seus processos de desenvolvimento. “A Volvo oferece uma ampla gama de elementos de alta qualidade que podem ser fabricados e customizados para satisfazer as necessidades específicas de outros fabricantes,” explica Arne Johansson, gerente de negócios OEM da Volvo CE. “Essa abordagem permite que ofereçamos negócios OEM com partes e peças específicas, de maneira que seja possível criar soluções inovadoras e não apenas contar com a tecnologia convencional”, diz o executivo.

 

Removedores de neve

 

A Volvo CE forneceu cerca de 50 unidades de carregadeiras articuladas com tração dianteira para posterior integração com máquinas removedoras de neve, usando seu modelo de negócios premiado. O equipamento faz esse trabalho em três estágios. O primeiro desloca a neve para os lados, depois uma escova giratória remove o volume remanescente e, finalmente, um soprador gera um fluxo de ar intenso que limpa toda a área de onde a neve foi removida.

 

Uma das inúmeras histórias de sucesso do modelo de negócios OEM são as máquinas que removem a neve dos aeroportos, movidas a biogás, produzidas pela AEBI Schmidt e vendidas para a Swedavia – um grupo estatal que mantém, administra e desenvolve 11 aeroportos em toda a Suécia.

A máquina removedora de neve combina uma unidade carregadeira articulada Volvo A25 e um acessório limpa-neve com uma escova e um soprador fixados na traseira da máquina e movidos por um motor Volvo Penta D13.

 

Os motores dianteiro e traseiro foram modificados para usar combustão de diesel metano. “Nós capitalizamos o conhecimento de nossos colegas na Volvo Trucks que, junto com a Volvo Public Affairs, nos ajudou a transferir a tecnologia diesel metano da Volvo CE para a Volvo Penta,” explica Jörgen Ahlberg, engenheiro da Volvo CE da equipe de melhoria de produto carregadeira.

 

“A tecnologia combina a alta eficiência energética de um motor a diesel regular e o uso de biogás renovável como combustível primário. A melhoria é de cerca de 30%, em termos de eficiência de combustível com o motor biogás (ignição a vela) e a máquina tem uma pegada CO2 menor, se comparada com uma unidade convencional. É a primeira máquina removedora de neve a usar o biogás como combustível primário, de maneira energia-eficiente”, destaca o engenheiro.

 

Soluções inovadoras

 

“Estamos muito orgulhosos com esse prêmio,” afirma Anders P. Larsson, vice-presidente executivo da função Tecnologia na Volvo CE. “Esse modelo de negócios nos ajudou a melhorar nosso desempenho operacional, ampliando nossa base de clientes e permitindo o acesso a aplicativos antes inexplorados. A Volvo está à frente em termos de desenvolvimento tecnológico e nós temos sorte de poder contar com a força do Grupo Volvo e com todos os benefícios da tecnologia compartilhada. Nossos clientes podem se beneficiar de soluções inovadoras e de ponta na indústria e com alta qualidade e custos mais baixos”, finaliza Larsson.

Para mais informações sobre modelo de negócios OEM da Volvo Construction Equipment visite  http://www.volvoce.com/oem/



Flickr da Volvo do BrasilAcesse o álbum de imagens deste release no Flickr


Mais informações:

Elisabet Altin                                                  Charlie Ebers
Diretor, Tecnologia da Comunicação              SE10
Volvo Construction Equipment                       London
Tel: int +46 470 387809                                Tel: int +44 207 107 2016
Email:
elisabet.altin@volvo.com                      Email: ebers@se10.com        


versão para impressão