7/12/2012

Volvo recebe o troféu do Prêmio Nacional da Qualidade



by Comunicação Corporativa

O presidente da Volvo Latin America, Roger Alm, recebeu, ontem, quarta-feira 5, no Credicard Hall, em São Paulo, o troféu Prêmio Nacional da Qualidade. A solenidade contou com cerca de 600 convidados e representantes das empresas que adotam o Modelo de Excelência da Gestão da FNQ (Fundação nacional da Qualidade), consideradas de classe mundial.

A Volvo do Brasil venceu pela segunda vez o PNQ, o maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil. A Volvo é a única montadora de veículos a receber esta distinção duas vezes em 21 anos de existência do prêmio. A Volvo já havia recebido o PNQ em 2009 e também sido reconhecida em 2008 com a premiação "Destaque em processos".

A adoção do Modelo de Excelência da Gestão da FNQ está contribuindo decisivamente para manter e melhorar o sistema de gestão da Volvo do Brasil.

“Esta premiação representa todo o trabalho feito com excelência pelos funcionários da  Volvo no Brasil em nossos processos e negócios. Ela demonstra também a confiança para os clientes, o mercado e toda a sociedade de que somos uma empresa de classe mundial” afirma o presidente, ao lembrar que a subsidiária brasileira está totalmente integrada ao sistema global de qualidade da marca, assim como os demais valores corporativos de segurança e respeito ao meio ambiente. O Modelo de Excelência da Gestão da FNQ foi adotado no Brasil em 2003.

“A adoção destes critérios ajuda a melhorar nosso desempenho em busca da excelência em diversas áreas da organização”, declara Ivilásio Coelho, gerente de sistemas de gestão Volvo. “E contribui ainda para nos tornar mais competitivos, aliando o crescimento da organização ao desenvolvimento sustentado e à responsabilidade socioambiental”, completa Carlos Morasssutti, vice-presidente de RH e assuntos corporativos da Volvo do Brasil.

Nesta contínua procura pelo aperfeiçoamento e excelência, a Volvo se organizou para trabalhar com conselhos estruturados seguindo o modelo de excelência e gestão da FNQ que são divididos nas áreas de “Liderança”, “Estratégia e Planos”, “Clientes”, “Sociedade”, “Informação e Conhecimento”, “Pessoas”, “Processos” e “Resultados”. Por conta deste trabalho, a empresa vem colhendo excelentes resultados em todas as suas áreas.

São muitos os exemplos de melhorias implementadas nos últimos nove anos em razão da adoção do Modelo de Excelência da Gestão da FNQ: benchmarking, o uso de referenciais comparativos, a gestão do capital intelectual, maior alinhamento de indicadores com os objetivos estratégicos e a definição de um modelo de aprendizado são alguns dos exemplos destes avanços.

Reconhecida internacionalmente como uma das instituições que são referência mundial nesta área, ao lado da norte-americana Malcolm Baldrige e da EFQM (Europeun Foudation for Quality Management), a FNQ mantém um modelo sistêmico de gestão adotado por inúmeras organizações de classe mundial. “Ser indicado ao PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) é o mais alto reconhecimento no Brasil da gestão de uma empresa pela qualidade”, destaca o presidente da Volvo Latin America.


Flickr da Volvo do BrasilAcesse o álbum de imagens deste release no Flickr


Mais informações,

Newton Chagas - Volvo do Brasil
Assessor de Imprensa – Comunicação Corporativa
Tel.: +55 41 3317 8296 – E-mail:
newton.chagas@volvo.com

versão para impressão