26/4/2013

IPS Volvo Penta equipa barcos de até 100 pés com menos consumo de combustível e menos emissões



by Comunicação Corporativa

Os sistemas de propulsão IPS (Inboard Propulsion System) da Volvo Penta são adequados para equipar barcos de 36 a 100 pés, garantindo conforto e facilidade de navegação. O equipamento já se consagrou no mercado brasileiro por propiciar menor consumo de combustível, menor emissão de poluentes, excelente desempenho de velocidade, ótima manobrabilidade e segurança na navegação.

“O IPS revolucionou a navegação de lazer. Ao permitir que se desloque lateralmente, transformou uma manobra difícil, como a de atracar no cais, em uma manobra extremamente simples” afirma Marcelo Puscar, diretor de comercial de motores marítimos da Volvo Penta South America. O executivo explica ainda que a facilidade de manobrar uma embarcação equipada com o IPS é a mesma, independente de seu tamanho.
 
O sistema vem acompanhado de um joystick que permite movimentar o barco em qualquer direção, com movimentos simples e lógicos. Com um simples movimento de mão, a embarcação se move exatamente de acordo com a intenção de quem está no comando, garantindo uma manobra mais precisa e segura. Nos dias de vento, o mecanismo oferece uma facilidade adicional, pois permite manter o barco encostado no cais apenas segurando o joystick na direção contrária ao vento.
 
Outro diferencial do IPS é que, pela facilidade de manobras, pode dispensar a figura do marinheiro, o que garante mais privacidade aos ocupantes. “Qualquer pessoa pode manobrar um barco com IPS”, ressalta Puscar. Com um design moderno e ergonômico, o joystick pode ser instalado em até quatro estações de comando.
 
Eficência e consumo
 
O IPS oferece uma melhor eficiência à navegação, garantindo uma aceleração 15% maior, com 30% menos consumo de combustível e emissão de poluentes. As embarcações equipadas com o sistema têm uma redução considerável de ruído e vibração.
 
“O IPS permite um melhor desempenho do barco com um motor menor, o que reduz o consumo de combustível e consequentemente a emissão de poluentes”, explica Felipe Abreu, gerente de vendas da Volvo Penta South America.
 
O IPS é produzido com uma avançada tecnologia Volvo Penta. Seu sitema de direção é totalmente elétrico, o que permite manobras que os sitemas mecânicos não conseguem realizar. Como não há ligação mecânica entre as transmissões, os hélices podem virar independentemente uns dos outros, o que permite que o barco atraque de lado no cais. “Em embarcações maiores para garantir todos os benefícios do sistema, é possível instalar um conjunto de até quatro IPS 1200”, diz Abreu.

Mais informações,
 
Milena Miziara - Volvo Penta South America
Assessoria de Imprensa – Comunicação Corporativa
Tel.: 55 41 3317 4255  E-mail:
milena.miziara@volvo.com

versão para impressão