15/10/2013

Caminhão Volvo FL é perseguido por touros em cidade espanhola



by Comunicação Corporativa

No novo filme da Volvo Trucks, “A Caçada” (“The Chase”), o caminhão de distribuição Volvo FL enfrenta um desafio dificílimo. No filme, o veículo é perseguido por touros indomáveis em uma corrida pela cidade medieval espanhola Ciudad Rodrigo.

“É incrível que seja possível atravessar uma cidade tão pequena com um caminhão deste tamanho” diz Rob Hunt, piloto de precisão que dirigiu o Volvo FL.
 
Durante o desenvolvimento do novo Volvo FL, que é vendido na Europa, a principal prioridade foi tornar a condução do veiculo a mais confortável possível. No filme “A Caçada”, o objetivo da Volvo Trucks foi mostrar como é fácil é manobrar o novo caminhão de 12 toneladas em um ambiente urbano desafiador, dando ao piloto de precisão a tarefa de dirigir um percurso de dois quilômetros pelas ruas congestionadas da Ciudad Rodrigo, enquanto era perseguido por uma manada de touros.
 
“A cidade é antiga, as ruas são estreitas e dirigimos em paralelepípedos escorregadios. Além de tudo isso, ser perseguido por touros é um grande desafio”, conta Hunt.
 
Durante o teste na Ciudad Rodrigo, o caminhão tinha que manter uma velocidade de no mínimo 30 quilômetros por hora, somente para ficar fora do caminho dos touros. Em certos trechos do percurso as ruas eram tão estreitas que Hunt teve que recolher seus espelhos retrovisores para evitar raspar o caminhão em uma parede.
 
“Os touros mantiveram uma alta velocidade de forma constante e algumas vezes chegaram muito perto, mas o caminhão deu conta das curvas muito bem. Então, era apenas uma questão de dirigir. Tinha muita coisa acontecendo, mas o caminhão me ajudou durante todo o percurso”, lembra o piloto.
 
A segurança, tanto das pessoas quanto dos animais, foi a principal prioridade durante o  evento. Todas as precauções de segurança necessárias foram tomadas.
 
“O maior risco estava no fato de estarmos em uma cidade. Era ao vivo e tínhamos que ter certeza de que seria seguro tanto para as pessoas quanto para os animais. Com os grandes espelhos retrovisores eu tinha uma boa visão dos touros e dos tocadores de touros (“bull-runners”) atrás de mim. Então, pude manter uma distância boa e segura. E também a caixa de câmbio eletrônica fez com que ficasse fácil focar na condução”, diz Hunt.
 
“O novo FL é um forte concorrente no maior segmento de caminhões médios. O caminhão é bem pensado em cada detalhe. Por exemplo, as rodas menores rebaixaram a cabine em cinco centímetros. Isso proporciona ao motorista uma melhor visibilidade geral e faz com que fique mais fácil entrar e sair da cabine”, diz Tobias Bergman, gerente de produto do segmento de distribuição e coleta da Volvo Trucks. O caminhão FL não é vendido no Brasil.
 
O fato do Volvo FL ter sido especialmente customizado para um transporte urbano rápido e ágil foi algo que o piloto Rob Hunt aprendeu em primeira mão quando assumiu o papel de protagonista em “A Caçada”.
 
“Este caminhão é confortável para um motorista que o usa para trabalhar diariamente, tanto para viagens curtas quanto longas. Ele tem uma caixa de câmbio eletrônica e um controle de velocidade (“cruise control”) e é fácil de manobrar. A visibilidade é ótima, você pode ver os carros, bicicletas e pedestres. Este caminhão definitivamente torna a vida do motorista mais fácil”, observa.
 
 
Assista ”A Caçada” (“The Chase”): http://www.youtube.com/watch?v=_BRoU1hw-CU&feature=youtu.be
 
Assista os bastidores do filme: http://www.youtube.com/watch?v=VksjoZKhv4g

Flickr da Volvo do BrasilAcesse o álbum de imagens deste release no Flickr

Mais informações,
 
Marie Vassiliadis - Volvo Trucks
Relações com a Mídia
Telefone +46 31 3224127
e-mail:
marie.vassiliadis@volvo.com

versão para impressão