17/10/2013

IPS-950 Volvo Penta, ainda mais potente e robusto



by Comunicação Corporativa

A Volvo Penta apresenta no São Paulo Boat Show 2013 o seu mais recente sistema de propulsão, o IPS 950. O modelo oferece algumas melhorias em relação às já consagradas propriedades do IPS (Inboard Performance System), garantindo ainda mais desempenho, maior torque e melhor eficiência de consumo de combustível, o que reduz também o impacto ambiental.

“A potência do IPS foi aumentada para acompanhar o aumento da potência dos motores de 11 litros e garantir ainda mais desempenho e eficiência ao conjunto”, afirma Marcelo Puscar, diretor comercial de motores marítimos da Volvo Penta South America.

O IPS-950 garante excelente poder e força. O novo compressor mecânico aumenta a pressão de carga em baixas rotações e gera um torque ainda mais poderoso em velocidades mais baixas.  O sistema ficou ainda mais silencioso. Equipado com um novo silenciador, um novo turbo compressor e com um filtro de ar com melhor isolamento, o ruído foi reduzido em dois decibéis. Além disso, o design mais robusto contribui para minimizar as vibrações.

Os sistemas IPS da Volvo Penta revolucionaram o mercado náutico ao permitir movimentar o barco em qualquer direção, inclusive para os lados, transformando uma manobra difícil, como a de atracar no cais em um movimento extremante simples. “Qualquer pessoa pode manobrar um barco com IPS, independente do seu tamanho ou experiência”, destaca Puscar.

O sistema vem acompanhado de um joystick, instrumento que garante a facilidade de manobra em qualquer direção com comandos simples e lógicos. Com um simples movimento de mão, a embarcação se move exatamente de acordo com a intenção de quem está no comando, permitindo uma manobra mais precisa e segura.

O IPS também se destaca por oferecer uma melhor eficiência à navegação aliada a um menor consumo de combustível. O sistema garante uma aceleração 15% maior, com 30% menos consumo de combustível e emissão de poluentes, se comparado ao sistema tradicional de eixo-hélice conhecido como pé-de-galinha.  A redução de consumo é possível porque o IPS permite um melhor desempenho do barco com um motor menor.

O IPS é produzido com uma avançada tecnologia Volvo Penta. Seu sistema de direção é totalmente elétrico, o que permite manobras que os sistemas mecânicos não conseguem realizar.

Mais informações,
 
Milena Miziara – Grupo Volvo América Latina
Assessoria de Imprensa – Comunicação Corporativa
Tel.: 55 41 3317 4255
E-mail:
milena.miziara@volvo.com

versão para impressão