17/10/2013

Volvo Penta lança motor V8-430



by Comunicação Corporativa

A Volvo Penta lança, no São Paulo Boat Show 2013, o motor V8-430, de centro-rabeta a gasolina para embarcações de lazer. O modelo é mais uma inovação da marca para atender aos clientes mais exigentes.

“O V8-430 alia menor peso a uma maior potência, o que garante alto desempenho e alta eficiência energética, porporcionando até 20% de redução no consumo de”, afirma Marcelo Puscar, diretor comercial de motores marítimos da Volvo Penta South America.
 
O novo V8-430 é um motor de alto desempenho baseado no premiado projeto V8-380 lançado pela Volvo Penta no ano passado.  O modelo é resultado de um  intenso trabalho de desenvolvimento baseado no mesmo motor que o V8-380, porém
com modificações que permitiram o aumento da potência.
 
“Estamos trazendo para o Brasil o que há de mais avançado no mercado náutico internacional. Este modelo foi lançado na Europa no início deste ano e representa um verdadeiro salto tecnológico no mercado de motores de centro para uso marítimo”, destaca Puscar.
 
O motor, com 430 cv de potência, combina o mais alto desempenho com a melhor relação peso potência da indústria. Equipado de série com conversores catalíticos, atende às mais exigentes normas mundiais de emissão de poluentes com folga.
 
O V8-430 é produzido com tecnologia de temporização de válvula variável (Variable Valve Timing - VVT), que otimiza o torque a baixas rotações ao mesmo tempo que maximiza o desempenho em altas rotações, resultando em uma aceleração mais rápida, aumento na velocidade final e resposta melhor e mais macia na faixa intermediária.
 
O modelo é equipado com sistema de exaustão (muflas) em alumínio, o que reduz seu peso, e possui fluxo e vazão otimizados para alcançar o mais alto desempenho possível. Outro diferencial é que tanto o motor quanto o sistema de exaustão são arrefecidos por água doce de série.
 
Além de todas as melhorias adicionais de desempenho e das atualizações, o novo motor é, como todos os outros modelos a gasolina da marca, integrados à plataforma Volvo Penta de controle eletrônico de embarcação (Electronic Vessel Control - EVC), fornecida de série para o V8-430.   As funcionalidades EVC disponíveis incluem: Computador de bordo (Trip Computer), Piloto Automático (Cruise Control) e Assistente Automático de Power Trim (Power Trim Assistant, ou PTA). 
 
Dados do Motor
V8-430
Potência no eixo: 430 cv a 5800 RPMs
Configuração: V8, sistema de injeção multiponto, refrigerado a água doce
Cilindrada: 6,0 litros
Emissões: U.S. EPA, CARB, EU RCD

Flickr da Volvo do BrasilAcesse o álbum de imagens deste release no Flickr

Mais informações,
 
Milena Miziara – Grupo Volvo América Latina
Assessoria de Imprensa – Comunicação Corporativa
Tel.: 55 41 3317 4255
E-mail:
milena.miziara@volvo.com

versão para impressão