Anos 2000

2000 – Certificação da fábrica de Curitiba pela norma ISO 14001.

Início da Caravana Ecológica, um projeto ambiental com foco na conscientização da sociedade e, em especial, dos caminhoneiros contra o tráfico de animais silvestres no Brasil, bem como outros temas ambientais como o consumo responsável de água e cuidados ao trafegar com cargas perigosas em áreas de mananciais.

A Revista “O Viking” conquista o prêmio nacional na categoria revistas internas da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

2001 – Entra em operação o Centro de Entregas Volvo (CEV) para capacitar os motoristas de caminhão tanto nos aspectos técnicos do veículo quanto em direção segura.

A fábrica de Pederneiras recebe a certificação ISO 14.001.

O projeto Caravana Ecológica é reconhecido tanto em âmbito internacional quanto nacional, recebendo o prêmio IPRA, conferido em âmbito mundial pela Associação Internacional de Relações Públicas, o prêmio nacional da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), na categoria projetos à comunidade, e o prêmio destaque no marketing concedido pela ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios).

2002 – O Projeto Transitando, integrante do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) conquista o prêmio nacional da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) na categoria projetos à comunidade.

O Projeto Caravana Ecológica recebe o Prêmio Expressão de Meio Ambiente na categoria marketing ecológico.

2003 – A Volvo inicia o apoio ao Projeto ProLago do Iraí para conscientizar os caminhoneiros de cargas perigosas sobre o risco de acidentes. O apoio aconteceu até 2005, quando o projeto foi encerrado.

2004 – A Volvo do Brasil conquista o Prêmio FAE/FIEP de Responsabilidade Social e o Programa Volvo de Segurança no Trânsito conquista o Prêmio Zilda Arns de Responsabilidade Social concedido pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

2005 - A Volvo participou pela primeira vez da pesquisa realizada pelo Guia EXAME / VOCÊ S/A. que elege as melhores empresas para se trabalhar, e figurou entre as 150 melhores.

2006 – A empresa foi destaque nacional no Guia EXAME / VOCÊ S/A. em razão das práticas adotadas na área de saúde e que beneficiam diretamente todos os funcionários e dependentes.

2007 – Na mesma publicação, a Volvo é indicada como a melhor empresa na área de saúde e a 5ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil.

O Centro Volvo Ambiental é inaugurado em Curitiba (PR)

2008  Conquista o reconhecimento de “Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil” (Guia Exame – Você S/A)

2009 – Primeira e única montadora a conquistar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ)

2010 - Conquista o reconhecimento de “Melhor Empresa para Trabalhar no Paraná” (Instituto Great Place to Work)

2011 – É reconhecida pela segunda vez, pelo Guia Exame – Você S/A, como a “Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil”

2012 – Conquista pela segunda vez o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e é reconhecida como a empresa com as melhores práticas de desenvolvimento de pessoas pelo Guia Exame – Você S/A

Começam a circular os primeiros ônibus híbridos fabricados em série no Brasil