Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

Melhoria contínua no processo produtivo

Ao longo das últimas décadas, a Volvo foi incorporando novas ferramentas e aprimorando seu sistema de gestão ambiental. O Grupo Volvo possui 58 fábricas localizadas em 19 países ao redor do mundo. Para assegurar que todas as unidades operem de acordo com as exigências ambientais, o Grupo estabelece, em sua Política Ambiental, níveis mínimos e objetivos envolvendo o manuseio e a gestão de produtos químicos, energias, emissões, geração de efluentes, resíduos e normas de certificação ambiental.  Desde 2000, a Volvo do Brasil possui a Certificação ISO 14001 de seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Há mais de dez anos, o Grupo Volvo trabalha para tornar suas unidades de produção de caminhões livres de CO₂. Em 2005, a empresa iniciou um trabalho para aumentar a eficiência do uso da energia e substituir fontes de energia fóssil por energia eólica e biocombustíveis, a fim de eliminar a emissão de dióxido de carbono em algumas de suas fábricas.

As primeiras plantas livres de carbono foram a de Ghent, na Bélgica, em 2007, e a de Tuve, na Suécia, em 2011. A fábrica de motores Volvo Penta, em Vara, na Suécia, também foi considerada neutra em emissões de carbono em 2011.