Voluntariado

Voluntariado

Consciente de que as práticas de responsabilidade social iniciam-se nas comunidades onde está presente, a Volvo estimula seus funcionários a se envolverem em ações de voluntariado, com atenção especial à comunidade que vive no entorno da fábrica de Curitiba, na Vila São José do Passaúna. Ali residem cerca de 1.200 famílias, a maioria considerada de baixa renda. Uma pesquisa realizada junto a essa comunidade há alguns anos, apontou a necessidade de ações educacionais voltadas à melhoria da qualidade de vida, ao empreendedorismo, ao meio ambiente e à formação profissional.

Aprendendo a Empreender

O programa Aprendendo a Empreender é uma parceria entre a Volvo e a Junior Achievement, uma organização mundial sem fins lucrativos reconhecida pelos seus programas educacionais de empreendedorismo. Nesta atividade, funcionários Volvo dão aulas em escolas de Curitiba para estimular crianças de baixa renda a terem uma visão empreendedora, com noções de formação de riqueza, honestidade e perseverança.

Miniempresa e Empresário-Sombra

O programa "Miniempresa" funciona nos moldes do "Aprendendo a Empreender", mas é voltado a alunos do 2º ano do Ensino Médio. Desenvolvido ao longo de 15 semanas, revela aos estudantes o funcionamento de uma empresa, onde eles têm de lidar com temas como jornada de trabalho, compra de matérias-primas, controle de estoque, vendas, desenvolvimento de produtos e pagamento de salários, impostos e comissões. Todo o trabalho é conduzido por profissionais voluntários. No final do programa, cada estudante é levado a conhecer de perto a realidade empresarial por meio do projeto "Empresário-Sombra". Durante um dia, o jovem tem a oportunidade de acompanhar um líder empresarial em sua jornada de trabalho.

FIA

O Fundo da Infância e Adolescência (FIA) é um instrumento para captar recursos de pessoas físicas ou jurídicas para projetos sociais que atendem crianças e adolescentes carentes. Além de contribuir com doações ao FIA, a Volvo ainda estimula seus funcionários a ajudar nessa causa nobre.

Campanhas Filantrópicas

Anualmente, funcionários da Volvo voluntariamente promovem três grandes campanhas internas de arrecadação: a de agasalhos no inverno, a de material escolar no início do ano e a de brinquedos no Natal. Essa iniciativa beneficia as organizações sociais parceiras da empresa e desperta o envolvimento social de todos os funcionários da Volvo.